Monday, October 22, 2012

Humidade no Roupeiro

Os armários embutidos têm frequentemente problemas de humidade no seu interior. Além do aspeto visual, como o surgimento de manchas, o cheiro a mofo e as roupas estragadas são o maior incómodo desta patologia nas nossas casas.

A humidade nos roupeiros pode ter várias causas:

> Devido a uma canalização danificada;
> Fraca ventilação;
> Mau isolamento térmico;
> Algum defeito no telhado;
> Problemas de capilaridade em pisos térreos;
> Uma fissura, um defeito numa junta de dilatação ou outro na envolvente do edifício.

Dependendo das causas, a eliminação do problema terá soluções bastante diferentes.

Se o roupeiro está junto a uma parede de uma casa-de-banho e se a humidade surgiu após alguns anos da conclusão do edifício, então provavelmente a causa será uma rotura na canalização. Deverá chamar uma empresa para executar a sua reparação.

Se a parede das costas do roupeiro é uma parede exterior, então poderá ser humidade causada por mau isolamento térmico ou algum dano que terá surgido na envolvente. Esta causa implica também a realização de obras de reparação que deverão ser realizadas por empresa da especialidade. Poderá ter que colocar isolamento térmico com poliestireno expandido ou outro entre o roupeiro e a parede no caso de ser humidade por condensação. Se o motivo for uma fissura ou outro, então terá que ser resolvido por empresa da especialidade.

Nas casas térreas, é frequente que nos roupeiros aparece humidade por capilaridade, isto é, humidade do solo que "sobe" por capilaridade através dos vazios dos materiais. Normalmente, quanto esta é a causa, surgem também problemas idênticos nas paredes e pavimento da casa. Esta é talvez a causa mais dificil de tratar e deverá ser realizado um estudo antes de intervir.

Se o roupeiro é um roupeiro que fica no interior do edifício, ou seja, não está em nenhuma parede da envolvente, não fica junto a nenhuma casa-de-banho e a sua casa não é térrea, então com grande probabilidade o problema está na fraca ventilação do roupeiro. Normalemente a colocação de grelhas de ventilação nas portas resolve o problema. Deverá colocar uma grelha na zona inferior de cada porta e outra na zona superior, pois só assim cria circulação de ar. 

Exemplo de grelha de ventilação
Existem no mercado diversos produtos com caraterísticas absorventes que minimizam o efeito da humidade nos armários. Estes tornam-se muito mais eficientes se o armário for convenientemente ventilado, caso contrário dificilmente resolverão o problema.



No comments:

Post a Comment