Friday, October 19, 2012

Dicas para escolher a iluminação da casa

Quando escolhemos o tipo de iluminação para as diferentes divisões da casa, devemos tem em consideração não apenas a estética das luminárias, mas e principalemente, o ambiente que queremos criar, a funcionalidade que pretendemos e a economia de utilização. Não se esqueça que a iluminação representa uma fatia considerável dos custos de eletricidade da sua casa.

Em primeiro lugar devemos pensar no tipo de fluxo luminoso que pretendemos, ou seja, como a luz vai ser distribuída no ambiente.

A sala de jantar deve ter uma iluminação difusa (distribuida de modo homogéneo em todo o ambiente) e um ponto direcionado para a mesa de refeições.

A cozinha e os quartos de banho deverão ter igualmente uma luz difusa. É errado pensar que a casa de banho deverá ter uma iluminação direcionada para o lava-mãos. Esta iluminação usa-se nos camarins para simular o efeito das luzes do palco. No entanto, dificulta a visão do rosto no espelho, e causa bastante calor o que provoca desconforto quando se está a fazer a barba ou a maquiar.

Os quartos, escritório e sala de estar deverão ter luzes direcionadas, a iluminar pontos de leitura, objetos ou outros. Estes ajudam a criam um ambiente acolhedor.

Outro fator a ter em conta é o íncide de repordução de cor. Na cozinha devemos escolher lâmpadas que reproduzam com fidelidade as cores. Neste ponto a iluminação LED ainda não é a melhor opção. Devemos optar por lâmpadas de halogéneo reproduzem com grande fidelidade tanto cores quentes como cores frias. As lâmpadas fluorescentes são também uma boa opção para a cozinha, pois embora não reproduzam com tanta fidelidade cores quentes, funcionam melhor com cores frias, e consomem pouca energia.

É importante também conhecer as carateristicas das lâmpadas e verificar se se adaptam aos candeeiros / suportes escolhidos:

Potência (W) - É a quantidade de energia consumida pela lâmpada. Dentro do mesmo tipo de lâmpada, mais potência significa mais luz, mas esta comparação não pede ser realizada se compararmos lâmpadas com diferentes tipos de tecnologia.

Tensão (V) - É a energia de alimentação da lâmpada. 220V ou 110V consoante os países.

Lúmen (LM) - É a quantidade de luz emitida pela lâmpada, o fluxo luminoso.

Lux (LX) - É a quantidade de luz resultante, que atinge o ponto desejado.

Se quiser ter uma noção da quantidade de luz para as várias divisões de uma casa, poderá guiar-se pelos seguintes parâmetros:

> Escritório ou biblioteca - 300 lux
> Cozinha e casas-de-banho - 200 lux
> Sala de estar, sala de jantar e quartos - 150 lux
> Hall, escadas, dispensa e garagem - 100 lux.

Para estimativa de projeto, podemos considerar a seguinte relação entre potência e área:

> Escritório ou biblioteca - 30 W/m2
> Cozinha e casas-de-banho - 25 W/m2
> Sala de estar, sala de jantar e quartos - 20 W/m2
> Hall, escadas, dispensa e garagem - 5 W/m2.


Lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas fluorescentes compactas

Lâmpadas de halogéneo

Lâmpadas LED

Lâmpadas incandescentes

A tecnoliogia LED, apesar de ainda ser cara, tem vindo a evoluir bastante e será provavelmente a iluminação do futuro.

As lâmpadas incandescentes foram colocadas fora do mercado devido ao seu elevado consumo de energia.

No comments:

Post a Comment