Uma ideia para criar espaço e arrumação no quarto dos filhos:
Thursday, November 29, 2012
Monday, October 22, 2012
Que obras precisam de licença?
Está planear fazer obras em casa e tem dúvidas se precisa de licança camarária ou comunicação prévia?
A nova lei do RJUE (Regime Jurídico da Urbanização e Edificação) Lei nº 60/2007 estabelece o seguinte:
Podem realizar-se obras de reabilitação, alteração ou conservação no interior das casas sem recorrer às entidades camarárias desde que não impliquem modificações na estrutura de estabilidade, das cérceas, da forma ou côr das fachadas e da forma dos telhados, não incidam sobre imóveis classificados ou em vias de classificação e edifícios situados em zonas históricas ou protegidas.
Obras de reabilitação da estrutura do telhado ou reparção deste, desde que o edifício não tenha uma área de implantação superior a 150m2 e caso não altere a forma da cobertura, a natureza e cor dos materiais exisentes, não necessitam de qualquer licenciamento ou comunicação prévia.
É possível pintar a casa ou edifício sem necessidade de comunicação prévia, desde que a cor escolhida mantenha o equilíbrio cromático do conjunto ou envolvente em que se insere.
Já fechar uma varanda ou colocar uma marquise está sujeita ao procedimento de Licenciamento ou Comunicação prévia, consoante esteja ou não inserida em loteamento.
Se pretende reconstruir a fachada do prédio (sem a alterar), construir uma piscina ou fazer obras de construção em áreas abrangidas por operações de loteamento, então será necessário apenas uma comunicação prévia às autarquias. É necessária apresentar os documentos que já eram solicitados, acompanhados de um projeto de arquitetura ou engenharia e a aprovação será automática, tendo as autarquias apenas 20 dias para se opôr e podendo a obra iniciar-se 20 dias após a data da comunicação.
As restantes operações urbanísticas implicam o licenciamento por parte da respectiva câmara municipal.
Humidade no Roupeiro
Os armários embutidos têm frequentemente problemas de humidade no seu interior. Além do aspeto visual, como o surgimento de manchas, o cheiro a mofo e as roupas estragadas são o maior incómodo desta patologia nas nossas casas.
A humidade nos roupeiros pode ter várias causas:
> Devido a uma canalização danificada;
> Fraca ventilação;
> Mau isolamento térmico;
> Algum defeito no telhado;
> Problemas de capilaridade em pisos térreos;
> Uma fissura, um defeito numa junta de dilatação ou outro na envolvente do edifício.
Dependendo das causas, a eliminação do problema terá soluções bastante diferentes.
Se o roupeiro está junto a uma parede de uma casa-de-banho e se a humidade surgiu após alguns anos da conclusão do edifício, então provavelmente a causa será uma rotura na canalização. Deverá chamar uma empresa para executar a sua reparação.
Se a parede das costas do roupeiro é uma parede exterior, então poderá ser humidade causada por mau isolamento térmico ou algum dano que terá surgido na envolvente. Esta causa implica também a realização de obras de reparação que deverão ser realizadas por empresa da especialidade. Poderá ter que colocar isolamento térmico com poliestireno expandido ou outro entre o roupeiro e a parede no caso de ser humidade por condensação. Se o motivo for uma fissura ou outro, então terá que ser resolvido por empresa da especialidade.
Nas casas térreas, é frequente que nos roupeiros aparece humidade por capilaridade, isto é, humidade do solo que "sobe" por capilaridade através dos vazios dos materiais. Normalmente, quanto esta é a causa, surgem também problemas idênticos nas paredes e pavimento da casa. Esta é talvez a causa mais dificil de tratar e deverá ser realizado um estudo antes de intervir.
Se o roupeiro é um roupeiro que fica no interior do edifício, ou seja, não está em nenhuma parede da envolvente, não fica junto a nenhuma casa-de-banho e a sua casa não é térrea, então com grande probabilidade o problema está na fraca ventilação do roupeiro. Normalemente a colocação de grelhas de ventilação nas portas resolve o problema. Deverá colocar uma grelha na zona inferior de cada porta e outra na zona superior, pois só assim cria circulação de ar.
![]() |
Exemplo de grelha de ventilação |
Existem no mercado diversos produtos com caraterísticas absorventes que minimizam o efeito da humidade nos armários. Estes tornam-se muito mais eficientes se o armário for convenientemente ventilado, caso contrário dificilmente resolverão o problema.
Saturday, October 20, 2012
Friday, October 19, 2012
Dicas para escolher a iluminação da casa
Quando escolhemos o tipo de iluminação para as diferentes divisões da casa, devemos tem em consideração não apenas a estética das luminárias, mas e principalemente, o ambiente que queremos criar, a funcionalidade que pretendemos e a economia de utilização. Não se esqueça que a iluminação representa uma fatia considerável dos custos de eletricidade da sua casa.
Em primeiro lugar devemos pensar no tipo de fluxo luminoso que pretendemos, ou seja, como a luz vai ser distribuída no ambiente.
A sala de jantar deve ter uma iluminação difusa (distribuida de modo homogéneo em todo o ambiente) e um ponto direcionado para a mesa de refeições.
A cozinha e os quartos de banho deverão ter igualmente uma luz difusa. É errado pensar que a casa de banho deverá ter uma iluminação direcionada para o lava-mãos. Esta iluminação usa-se nos camarins para simular o efeito das luzes do palco. No entanto, dificulta a visão do rosto no espelho, e causa bastante calor o que provoca desconforto quando se está a fazer a barba ou a maquiar.
Os quartos, escritório e sala de estar deverão ter luzes direcionadas, a iluminar pontos de leitura, objetos ou outros. Estes ajudam a criam um ambiente acolhedor.
Outro fator a ter em conta é o íncide de repordução de cor. Na cozinha devemos escolher lâmpadas que reproduzam com fidelidade as cores. Neste ponto a iluminação LED ainda não é a melhor opção. Devemos optar por lâmpadas de halogéneo reproduzem com grande fidelidade tanto cores quentes como cores frias. As lâmpadas fluorescentes são também uma boa opção para a cozinha, pois embora não reproduzam com tanta fidelidade cores quentes, funcionam melhor com cores frias, e consomem pouca energia.
É importante também conhecer as carateristicas das lâmpadas e verificar se se adaptam aos candeeiros / suportes escolhidos:
Potência (W) - É a quantidade de energia consumida pela lâmpada. Dentro do mesmo tipo de lâmpada, mais potência significa mais luz, mas esta comparação não pede ser realizada se compararmos lâmpadas com diferentes tipos de tecnologia.
Tensão (V) - É a energia de alimentação da lâmpada. 220V ou 110V consoante os países.
Lúmen (LM) - É a quantidade de luz emitida pela lâmpada, o fluxo luminoso.
Lux (LX) - É a quantidade de luz resultante, que atinge o ponto desejado.
Se quiser ter uma noção da quantidade de luz para as várias divisões de uma casa, poderá guiar-se pelos seguintes parâmetros:
> Escritório ou biblioteca - 300 lux
> Cozinha e casas-de-banho - 200 lux
> Sala de estar, sala de jantar e quartos - 150 lux
> Hall, escadas, dispensa e garagem - 100 lux.
Para estimativa de projeto, podemos considerar a seguinte relação entre potência e área:
> Escritório ou biblioteca - 30 W/m2
> Cozinha e casas-de-banho - 25 W/m2
> Sala de estar, sala de jantar e quartos - 20 W/m2
> Hall, escadas, dispensa e garagem - 5 W/m2.
Lâmpadas fluorescentes |
Lâmpadas fluorescentes compactas |
Lâmpadas de halogéneo |
Lâmpadas LED |
Lâmpadas incandescentes |
A tecnoliogia LED, apesar de ainda ser cara, tem vindo a evoluir bastante e será provavelmente a iluminação do futuro.
As lâmpadas incandescentes foram colocadas fora do mercado devido ao seu elevado consumo de energia.
10 Dicas para escolher as cores do interior da sua casa
Vai pintar a sua casa por dentro e está com dificuldades em escolher as cores para os diversos ambientes? Tudo depende do efeito que quer criar:
1. Se está indeciso aconselhamos a começar por pintar em tons leves e se quiser ousar um pouco experimentar tons mais fortes apenas em alguns detalhes.
2. Se quer alongar o ambiente, utilize cores mais escuras em duas paredes opostas. É uma boa técnica para espaços quadrados.
3. Quer encurtar o ambiente? Tem uma divisão demasiado comprida e quer disfarçar esse comprimento? Aplique tons escuros nas paredes mais pequenas.
4. Para rebaixar o teto, aplique uma cor mais escura neste e cores mais claras nas paredes.
5. Para elevar o teto, aplique cores mais escuras nas paredes e uma cor clara no teto.
6. Tem um corredor demasiado estreito? Para criar um efeito de alargamento, pinte as paredes menores e o teto com tons mais escuros, e as outras utilize tons mais leves.
7. Para alongar uma parede, aplique duas cores nessa parede, com uma divisão a meia altura. Utilize cores mais escuras na parte inferior e cores mais claras na parte superior.
8. Para encurtar uma parede, aplique duas cores na mesm parede, com uma divisão a meia altura, utilizando uma cor leve na parte inferior e uma cor forte na parte superior.
9. Para valorizar objetos de decoração, pinte a parede próxima com cores que contrastem com a cor dos objetos.
10. Se pretende disfarçar objetos, pinte a parede próxima com cores semelhantes à dos objetos a disfarçar.
1. Se está indeciso aconselhamos a começar por pintar em tons leves e se quiser ousar um pouco experimentar tons mais fortes apenas em alguns detalhes.
2. Se quer alongar o ambiente, utilize cores mais escuras em duas paredes opostas. É uma boa técnica para espaços quadrados.
3. Quer encurtar o ambiente? Tem uma divisão demasiado comprida e quer disfarçar esse comprimento? Aplique tons escuros nas paredes mais pequenas.
4. Para rebaixar o teto, aplique uma cor mais escura neste e cores mais claras nas paredes.
5. Para elevar o teto, aplique cores mais escuras nas paredes e uma cor clara no teto.
6. Tem um corredor demasiado estreito? Para criar um efeito de alargamento, pinte as paredes menores e o teto com tons mais escuros, e as outras utilize tons mais leves.
7. Para alongar uma parede, aplique duas cores nessa parede, com uma divisão a meia altura. Utilize cores mais escuras na parte inferior e cores mais claras na parte superior.
8. Para encurtar uma parede, aplique duas cores na mesm parede, com uma divisão a meia altura, utilizando uma cor leve na parte inferior e uma cor forte na parte superior.
9. Para valorizar objetos de decoração, pinte a parede próxima com cores que contrastem com a cor dos objetos.
10. Se pretende disfarçar objetos, pinte a parede próxima com cores semelhantes à dos objetos a disfarçar.
Wednesday, October 17, 2012
Ideias para quarto de bebé
Quando pensamos no quarto do bebé, temos que pensar no bebé, mas também em facilitar a vida da mãe durante os primeiros meses de vida da criança. O quarto deve ter tons alegres e inspiradores. Poderá ser em tons neutros ou direcionados para o sexo da criança.
O mobiliário deverá incluir um sofá tipo poltrona ou uma cadeira confortável, pois é provável que a mãe aí passe muitas horas. Terá também que pensar num móvel para tocar a fralda do bebé e vesti-lo depois do banho.
Para decorar as paredes, poderá escolher entre vários tons, e se quiser dar um ar personalizado, use papel de parede ou painéis em vinil colorido. Com este último a imaginação não terá limites.
Remodelação de Apartamento na Maia
Principais trabalhos executados: Reparação de danos e causas de humidade, Reparação de fissuras, Execução de tetos falsos em pladur, Pintura de paredes e tetos, Envernizamento de madeiras, Tratamento de pavimento em parquet, Outros diversos.
Aspeto final do pavimento em parket |
Moveis e teto de cozinha no final da obra |
Teto falso em pladur hidrófugo na casa-de-banho |
Vista geral do hall de entrada depois da obra |
Vista geral da sala depois da obra |
Teto falso em pladur hidrófugo na casa-de-banho |
Paredes acabadas e madeiras envernizadas |
Aplicação de quadros em parede |
Teto da casa-de-banho com infiltrações antes da obra |
Teto da cozinha com infiltrações antes da obra |
Armário de cozinha danificado por infiltrações |
Madeiras antes de serem envernizadas |
Trabalhos para eliminação de causas de infiltrações |
Vista do hall de entrada antes da realização da obra |
Fissuras nos tetos antes de serem reparados |
Hudidade no teto da casa-de-banho |
Execução de trabalhos de pintura |
Execução de teto falso em pladur hidrófugo |
Execução dos trabalhos de pintura |
Execução dos trabalhos de pintura |
Execução dos trabalhos de pintura |
Trabalhos de tratamento e envernizamento de pavimento em parket |
Hall após conclusão da obra |
Obra realizada por Mentepa - Oficina de Obras
Remodelação de Casa-de-banho e Quartos em Apartamento na Torreira
Principais trabalhos executados: Remodelação completa de casa-de-banho,incluindo remoção de louças e banheiras existentes e colocação de novas, aplicação de pavimento em vinílico e reparação e pintura de paredes e teto.Substituição de pavimento em alcatifa nos quartos por pavimento flutuante com acabamento em Carvalho.Pintura de tetos e paredes danificados em geral.
Casa-de-banho concluída |
Casa-de-banho concluída |
Casa-de-banho: sanita nova |
Casa-de-banho: nova base de chuveiro |
Casa-de-banho: aspeto antes da intervenção |
Quartos: Pavimento em alcatifa antes de ser removida |
Quartos: Pavimento novo em flutuante com acabamento em madeira de carvalho |
Remodelação de Cozinha de Apartamento em Espinho
Trabalhos executados: demolição/ampliação de vão em parede - assentamento de mosaico cerâmico sobre existente nas paredes da cozinha - tectos falsos - móvel de cozinha em termolaminado - bancada e parede de fundo em granito Sta. Eulália - ocultação de instalação de gás - pintura de paredes e tectos - lixagem e envernizamento de madeiras - afagamento e envernizamento de soalhos - rufagem/vedação com aço inóx de vãos de janela.
Vão de comunicação entre copa e cozinha |
Moveis de cozinha em termolaminado |
Cozinha: aspeto final |
Vista da copa desde a nova cozinha |
Vista geral da cozinha |
Realização da obra: delomição de parede e abertura de vão |
Realização da obra: delomição de parede e abertura de vão |
![]() |
Móveis de cozinha antes da intervenção |
![]() |
Pequena janela de comunicação entre cozinha e copa antes da intervanção |
Obra executada por Mentepa - Oficina de Obras
Subscribe to:
Posts (Atom)